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9 dicas para aumentar a venda imobiliária com o auxílio do instagram

É difícil falar sobre vendas atualmente e não aborda as redes sociais, não é mesmo?! No caso da venda imobiliária, o instagram tem se mostrado uma ferramenta de trabalho poderosa, assim como em diversos outros setores.

O Corretor de Imóveis 2.0 em conjunto com a equipe de marketing da incorporadora precisam entender a plataforma para conseguir utilizá-la de maneira proveitosa. Porém, para se destacar dentro dessa rede, a criatividade e a inovação costumam ser indispensáveis.

Afinal, são muitas corretoras querendo chamar a atenção do público que acessa o aplicativo. O que inclui mais de 1 bilhão de usuários, que estão ativos na plataforma que cresce de forma estável em 2021.

Ou seja, o seu público certamente está navegando pela interface do Instagram. Mas como fazer com que ele se torne o seu lead e se interesse pela sua empresa? É sobre isso que iremos tratar aqui.

Por isso, neste texto você confere:

Como funciona a plataforma do instagram?

Essa pergunta não é muito fácil de ser respondida, uma vez que o instagram sofre alterações com muita frequência. Mas existem algumas características que já estão mais consolidadas na plataforma.

Sendo assim, entre as principais funcionalidades da ferramenta temos o feed, que é o espaço mais tradicional do Instagram. Por lá ficam as fotos e legendas postadas e disponibilizadas no perfil do usuário, só saindo desse lugar caso seja apagada. Os vídeos também podem aparecer no feed.

O story é a parte mais humanizada do perfil, já que é onde são publicados os vídeos e fotos menos produzidos. Ele ajuda a construir uma narrativa sobre a rotina do usuário ou marca. Mas, nesse caso, o conteúdo só fica disponível durante 24 horas.

Atualmente os filtros também fazem parte da linguagem desta ferramenta.

Percebendo o poder do TikTok, o Instagram lançou o Reels. Essa moldura permite uma edição mais dinâmica para gerar conteúdo de entretenimento.

Mas além disso, também é possível produzir vídeos mais longos, com conteúdos mais densos, como acontece no Youtube. Inclusive, aconteceu uma atualização recentemente que modificou um pouco a estrutura de divulgação do IGTV e dos vídeos de até 1 minuto. Agora todos ficam na mesma aba.

Muitas funcionalidades em uma só ferramenta, né?! Isso sem contar as possibilidades de interação através de curtidas, comentários, directs e compartilhamento de posts.

Dessa maneira, dominar essa plataforma que atinge tantas pessoas diariamente é essencial, inclusive no mercado imobiliário. Assim, você pode aumentar a valorização dos imóveis disponíveis a partir de uma divulgação efetiva.

1 - Utilize uma conta profissional

Para profissionalizar o perfil na rede, o primeiro passo é ativar o modo comercial da conta. Dessa forma, além de deixar o perfil mais atraente e confiável, você consegue ter acesso aos números da conta. Assim, fica muito mais fácil analisar as métricas e mensurar os resultados.

Isso permite que você entenda os dias e horários com melhor engajamento, a faixa etária do seu público e as ações tomadas a partir do seu conteúdo.

O uso da conta comercial é importante tanto para a empresa quanto para os corretores autônomos.

E não esqueça de preencher a biografia descrevendo o objetivo do seu negócio e de outros aspectos do perfil como nome, foto e botões de contato.

2 - Tenha cuidado com a URL

Muitas pessoas não se atentam a esse detalhe, mas o nome do perfil com muitos caracteres, números e ícones gera uma URL difícil de ler. Dessa maneira, a legibilidade do perfil fica ruim, isso dificulta que ele seja encontrado na rede social.

Ou seja, a melhor opção é escolher um nome de perfil simples e esquecer os ícones, pontos, travessões e números.

3 - Aposte em imagens de qualidade para aumentar a venda imobiliária

Já falamos aqui sobre a importância da imagem na divulgação de um imóvel. E o instagram é uma rede que se destaca por valorizar a imagem. Portanto, invista em fotos de alta qualidade que gerem impacto.

Para ter sucesso com as fotos é preciso, primeiramente, usar uma câmera ou celular que permita fazer registros de qualidade. Tendo o aparelho em mãos, é hora de se preocupar com a foto em si.

Perceba a iluminação e priorize a luz natural, arrume o espaço considerando uma decoração adequada ao público alvo ou persona, tome cuidado com o enquadramento e aposte em ângulos criativos.

4 - Interaja com os seus seguidores

Talvez o grande diferencial da era das redes sociais seja a possibilidade de estabelecer um diálogo com o público. Sendo assim, busque interagir sempre com os seus seguidores se você melhorar a sua venda imobiliária.

  • Responda todos os comentários;
  • Responda e compartilhe conteúdo pelo direct;
  • Converse diretamente com o seu público gravando vídeo no story;
  • Crie enquete e caixas de perguntas no story;
  • Compartilhe no story, ou repost no feed conteúdos em que você foi marcado;
  • Responde às questões que surgirem com rapidez, clareza e eficiência.

5 - Faça legendas instigantes e use as hashtags certas para melhorar a venda imobiliária

Criatividade e narrativa são palavras-chave para construir uma boa legenda capaz de capturar os seus seguidores. Dessa forma, uma maneira eficiente de colocar em prática a construção do texto da legenda é seguindo as estratégias de copywriting.

Aposte em um texto mais personalizado, rico em conteúdo e próximo ao leitor. Ou seja, o usuário precisa se interessar pelo conteúdo e perceber que essas informações têm utilidade em sua vida.

Por isso, uma forma de atrair o usuário é oferecendo dicas sobre o mundo imobiliário. Assim, você pode abordar dicas de decoração, arquitetura e sobre como escolher um imóvel, por exemplo. Ou seja, não publique apenas textos comerciais.

Ao final do texto lembre-se de colocar o número de telefone e caso seja necessário inserir um link, avisa que ele está na bio. Isso porque, não é possível inserir link no post, apenas na bio do perfil.

Além disso, utilizar as hashtags certas na legenda também é uma forma de expandir o alcance do seu post. Porém, não use hashtags muito genéricas. O ideal é o uso de termos que têm relação direta com o seu nicho de atuação.

6 - O vídeo com tour virtual é ótima ideia para gerar resultados na venda imobiliária

Atualmente você pode fazer vídeos curtos e longos no Instagram utilizando ferramentas como story, reels e IGTV.

No ramo imobiliário, a informação visual faz muita diferença. Portanto, busque postar vídeos, tanto aqueles mais produzidos que devem ser postados no feed, quanto os mais amadores que podem ser compartilhados pelo story.

O tour virtual é uma tendência que se tornou ainda mais usual na pandemia, devido ao isolamento social. O método é bem prático, uma vez que a pessoa consegue visualizar o empreendimento sem que ocorra encontros presenciais.

7 - Use CTAs em sua comunicação

Nas mídias sociais a chamada para ação ou Call To Action já é quase uma tradição. Por isso, se você gerencia um perfil comercial não esqueça de pedir aos seus seguidores para curtir, compartilhar e salvar uma publicação.

Incentive sempre que o usuário execute uma ação. É isso que vai gerar o contato e conversão do seguidor ou lead em cliente. Portanto, peça para entrar em contato, agendar uma visita ou qualquer outra ação que coloque o futuro cliente mais perto da aquisição.

8 - Faça benchmarking das concorrentes

Isso significa analisar a concorrência. Para realizar um bom trabalho é importante ficar de olho em outros grandes players do mercado, investigando como eles se comportam dentro do instagram. Até os anúncios ativos do concorrente é possível verificar

Dessa maneira, a equipe consegue perceber o que mais funciona, podendo assim, modelar a estratégia e melhorar os resultados.

9 - Caso seja necessário faça anúncios para aumentar a venda imobiliária

Cada dia se torna mais desafiador contar com a entrega dos posts no instagram de maneira orgânica.

Por isso, acaba que os anúncios se tornam uma ação eficaz. Até mesmo porque, assim o conteúdo chega para os usuários que não seguem o perfil, mas se interessam pelo assunto tratado no post.

Ou seja, você consegue montar um anúncio de imóvel para um público específico que pode estar procurando justamente por aquele tipo de casa ou apartamentos, por exemplo. Você pode segmentar os anúncios, considerando:

  • Localização
  • Idade
  • Gênero
  • Interesses
  • Comportamentos
  • Dados demográficos
  • Pessoas que já fecharam negócio com a empresa, ou que tenham um perfil parecido considerando todos os pontos anteriores.

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