Você pretende ter um cliente fidelizado que indica a sua empresa para familiares e amigos? Se a sua resposta para essa pergunta for positiva, chegou a hora de apostar em uma estratégia que envolva o funil de pós-venda.
Essa é uma forma de construir uma boa relação com os clientes e ainda conquistar novos consumidores, alcançando o reconhecimento e o sucesso necessário para se tornar referência no mercado.
Neste texto você confere:
O que é pós-venda?
Já falamos anteriormente sobre funil de vendas e até citamos a importância do pós-venda na jornada do cliente. Mas a proposta aqui é falar de funil de pós-venda de forma mais aprofundada.
O termo pós-venda representa uma etapa onde ações são executadas depois que o cliente adquire o produto ou serviço.
Dessa forma, a proposta é ressaltar que a relação com o cliente não termina na venda. Ou seja, a empresa precisa prolongar o relacionamento com o cliente, mas por que isso precisa acontecer?
O primeiro ponto que deve ser levado em consideração, é a importância de proporcionar uma experiência completa ao cliente, demonstrando cuidado e atenção.
Além disso, essa é uma forma desse cliente se tornar um cliente fiel e até promotor da sua marca. Afinal, você não quer perder um consumidor para a concorrência, né?!
Mas para conseguir alcançar esse feito, aposte os seus esforços em estratégias de pós-venda.
Como melhorar o atendimento e fidelizar clientes?
Um bom atendimento é regra básica em qualquer tipo de empreendimento, mas é comum isso ser tratado como diferencial.
Sendo assim, adotar estratégia de pós-venda pode destacar a sua empresa, uma vez que isso permite que o cliente não esqueça da sua marca e continue comprando com ela. Assim, a empresa pode ter um aumento significativo nas vendas.
Agora que você entende que fidelizar clientes é uma alternativa que deve ser considerada, é hora de botar isso em prática e desenhar as estratégias. Por isso separamos algumas dicas sobre o assunto:
- Mantenha contato com o cliente e faça follow-ups: entenda a satisfação do cliente com a compra e acompanhe os altos e baixos desse processo. Ou seja, faça o follow-up. Portanto, aposte em enviar conteúdos e pesquisas por e-mail, aumentando a confiança e engajamento com a sua marca.
- Crie programas de fidelidade: essa é uma forma do cliente ter novas experiências personalizadas com a marca. Com essa estratégia você pode coletar dados do cliente, facilitando o processo de recomendações.
- Informe os lançamentos e sugestões: envie as novidades, produtos e serviços que fazem sentido para cada cliente.
- Ofereça benefícios em datas especiais: demonstre que se preocupa e lembra do seu cliente, enviando presentes simbólicos como descontos e cupons.
- Utiliza um bom CRM: para auxiliar nas ações de pós-venda , o uso de um CRM é essencial. Assim, você consegue unir todas as informações coletadas em um só lugar.
Funil invertido e encantamento no pós-venda

- Adoção: quando o cliente começa a usar o produto ou serviço, podendo identificar se as promessas se cumprem. Ou seja, ocorre a implementação da execução oferecida;
- Retenção: momento em que o cliente percebe o valor da sua empresa e como seguir com ela pode ser positivo em sua vida. Nessa etapa é preciso entender as dúvidas dos clientes e saná-las. Esse é o momento de enviar conteúdo de valor sobre o produto/serviço adquirido;
- Expansão: apresente soluções adicionais ao cliente, que possam melhorar aquilo que ele já tem de bom (que foi adquirido com a sua empresa);
- Defesa: quando o cliente se torna um divulgador orgânico da marca. Não o abandone neste momento, mantenha uma comunicação sincera e não esqueça de parabenizá-lo em datas especiais.
O pós-venda no mercado imobiliário
Você já deve ter ouvido falar em sucesso do cliente, né?! Atualmente é quase uma obrigação apostar em estratégias de pós-venda no mercado imobiliário, uma vez que essa é uma forma de alcançar o sucesso nesse aspecto.
Não é só porque o cliente fez a compra do empreendimento, que você vai esquecer dele. Então, garanta que exista satisfação com a construtora ou incorporadora. Mas aí você pode se questionar o porquê de manter o relacionamento se a venda já foi feita.
Para ficar claro, trouxemos 3 exemplos que mostram o quanto essa medida é importante.
- Fidelização
Fidelizar um cliente, além de ser mais barato, é muito mais vantajoso para a sua empresa. Isso porque o cliente, já reconhece a necessidade de compra/aluguel, tem conhecimento sobre a sua incorporadora e as vantagens oferecidas. O que inclui um bom atendimento.
Sendo assim, garantir o sucesso do cliente pode ser mais interessante do que investir na captação de um cliente novo. Por isso, a dica é fazer a divisão dos esforços.
- Indicações
Com o sucesso do cliente e a sua satisfação total, o que ele passa a fazer? Sim, ele passa a indicar a sua incorporado para outras pessoas. Afinal, sempre que alguém próximo precisar do serviço, ele vai lembrar da empresa que mantém o contato contínuo com ele, certo?
- Referência no mercado
A estratégia de pós-venda contribui para que a sua incorporadora se torne uma referência, já que é possível saber as opiniões dos clientes através de pesquisas de satisfação e feedbacks.
Ou seja, após cada venda, você consegue entender o que o cliente achou e promover melhorias. Assim, melhorando o atendimento e valorizando cada expertise, a empresa se destaca no mercado imobiliária da sua região.
Os benefícios do funil invertido para a sua incorporadora
A estratégia do funil invertido é uma ótima ideia para a sua incorporadora se destacar na área da construção, já que esse setor é movido pelo sonho da casa própria ou do cantinho da tranquilidade. Por isso, neste caso, o encantamento precisa continuar depois da venda.
Ao adotar a estratégia é possível obter algumas vantagens:
- Melhora a organização ao dividir os esforços para cada parte da equipe, permitindo um trabalho mais assertivo, no qual as fraquezas podem ser identificadas e fortificadas.
- Direciona o foco ao cliente para entender e atender os seus desejos e demandas, antes e depois da ação da compra ou assinatura do contrato de aluguel.
- Deixa evidente o profissionalismo e cuida da empresa. Dessa forma, o cliente e o mercado criam uma visão positiva sobre a sua incorporadora.
Todos esses benefícios podem ser alcançados, especialmente quando a incorporadora escolhe e adquire um CRM de qualidade, que permite otimizar todos esses processos de pós-venda na gestão interna e externa.
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