fbpx

Capacitar equipes de obras: saiba como melhorar a performance dos colaboradores na construção civil

Será que os gestores da indústria da construção têm se preocupado em capacitar a equipe de obras? Se a resposta para essa questão for negativa, chegou a hora de direcionar um cuidado maior para quem faz o projeto acontecer no canteiro de obras diariamente.

Antes de inovações, tecnologias e máquinas, uma obra precisa de pessoas. Melhor ainda quando esses indivíduos exercem suas funções como profissionais competentes. Mas para que isso aconteça de forma efetiva, as empresas precisam investir em capacitação.

Os funcionários que atuam como pedreiros, serventes, pintores e em diversos outros cargos do setor, querem evoluir, até mesmo porque o trabalho é, majoritariamente, a sua principal forma de enxergar uma ascensão social e econômica.

Portanto, gestores, bora crescer junto com o time criando uma equipe de alta performance?

Neste texto, você confere:

Por que capacitar equipes de obra?
Os benefícios da capacitação
Como capacitar equipes de obra?

Por que capacitar equipes de obra?

Com um mercado em constante transformação, a capacitação de equipes de obra na construção civil tem se tornado uma necessidade. À medida que surgem novas tecnologias, os profissionais precisam ser ensinados para desenvolver uso do recurso da melhor maneira possível.

Ou seja, para se alinhar às novas tendências e se manter competitivo no mercado, as empresas e os profissionais precisam ter a mentalidade do treinamento e do aprendizado como método essencial.

As empresas devem investir na capacitação, mas os profissionais também precisam se colocar à disposição para evoluir no setor da indústria da construção.

A qualificação é o principal meio para se destacar nesse mercado tão competitivo. Assim, com os colaboradores prontos para executar o serviço, as empresas garantem melhores resultados, entregando com qualidade e no prazo.

Desse modo, aposte na democratização do conhecimento e na capacitação de bons profissionais. Treine, seja em processos executivos e técnicas de segurança, ou em habilidades de gestão. Em todas as áreas e funções, o treinamento faz a diferença.

Esse investimento em capacitar equipe de obras e priorizar a cultura de aprendizagem deve resultar em diversos benefícios para o seu negócio.

Os benefícios da capacitação:

Como já foi falado, o crescimento em conjunto é a grande vantagem do treinamento dos colaboradores, mas para ser mais específico, esse investimento resulta em:

  • Redução de custos: quando o profissional é treinado para ter a melhor jornada construtiva entendendo de todas regras, leis e as inovações existentes, suas decisões são mais assertivas. Assim, diminuem os custos com desperdícios, reparos e multas de contratos e outros órgãos reguladores;
  • Melhora da produtividade: quanto mais capacitado é um time melhor será a sua produtividade. O treinamento permite que a mão de obra seja mais eficiente, ágil e ciente dos processos. Ou seja, o resultado é um time mais produtivo;
  • Redução de rotatividade: O treinamento de equipes externas contribui para a preparação do funcionário responsável por assumir uma função. Assim, o colaborador já entra entendendo a cultura organizacional e sua responsabilidade no canteiro, o que  diminui a possibilidade de desligamento por falta de adaptação ao cargo;
  • Prevenção de acidentes: para evitar a ocorrência de acidentes no canteiro de obras, o treinamento sobre segurança deve acontecer de forma didática. A equipe deve receber as informações e poder tirar as dúvidas com instrutores;
  • Equipe integrada: A aquisição de novos conhecimentos permite que os colaboradores troquem mais experiências. Isso influencia na melhora da comunicação e permite que as ideias possam se complementar quando existe a necessidade de resolver desafios;
  • Profissionais mais engajados: O conhecimento sobre novos procedimentos serve como motivação para os funcionários, já que permite que cada profissional tenha as principais ferramentas para oferecer o seu máximo, o que também melhora o ambiente de trabalho.
  • Mais competitividade empresarial: com times mais capacitados, a execução do serviço melhora. Assim, a imagem da empresa no mercado ganha maior notoriedade. Isso influencia no fechamento de novos negócios.

Como capacitar equipes de obra?

Você viu que são muitos os benefícios adquiridos quando a empresa escolhe investir na capacitação no setor da construção. Essa costuma ser uma proposta essencial em diversas áreas, mas como colocar isso em prática?

Descentralização planejada

Já falamos sobre isso em outro texto aqui, mas é importante reforçar que os gestores precisam delegar funções. Essa é uma estratégia que também influencia na capacitação dos profissionais.

Para valorizar os colaboradores, as empresas podem estabelecer líderes para os diferentes setores do negócio, ou até para projetos específicos. Assim, as responsabilidades são distribuídas e novos profissionais passam a ter conhecimento para exercer funções de liderança.

Essa descentralização não significa que o gestor deve perder o controle, pelo contrário, eles precisam conhecer cada colaborador, acompanhar a programação semanalmente e ter domínio do processo executivo.

Desse modo, eles conseguem entender a capacidade de cada funcionário e dividir as funções em mestres, técnicos e encarregados.

Mas, de toda maneira, os gestores devem acompanhar o trabalho junto aos mestres de obras e engenheiros para fiscalizar as atividades a fim de garantir segurança e qualidade.

Constância e Motivação

O sistema de treinamento deve ser aplicado regularmente na prática. Assim, os funcionários podem ir, aos poucos, desenvolvendo rotinas operacionais e se integrar aos novos métodos e aos outros operários da obra.

Para que tudo se efetive, o alinhamento de metas, feedbacks e prazos devem ser debatidos e elaborados em reuniões semanais. Essa constância garante maior previsibilidade sobre os resultados do projeto.

Porém, para que essa constância seja uma realidade, os profissionais devem estar motivados. Enxergar possibilidade de crescimento e evolução é uma boa maneira de motivar a sua equipe, certo?!

Portanto, exerça sua função de gestor também com intuito de buscar novos líderes. Esse incentivo ao crescimento dos colaboradores é uma maneira de impactar o resultado da obra.

Por exemplo, quando um encarregado é formado e nomeado por um engenheiro, ele passa a se sentir mais parte do projeto e entrega um trabalho ainda melhor.

Isso porque ele recebeu um incentivo que o motivou, ponto que pode ser percebido e se tornar um objetivo para outros funcionários.

Ou seja, os colaboradores querem se sentir valorizados, sendo assim, faça isso. Compartilhe o valor do orçamento com a equipe, ofereça bônus e oportunidades.

Essas são algumas maneiras de motivar o funcionário e, consequentemente, melhorar a sua produtividade durante a rotina de trabalho.

Siga a metodologia dos 4 pilares

Pensar em prazo, custo, qualidade e segurança também é importante para capacitar equipe de obras.

Busque criar as programações semanais para priorizar o gerenciamento de equipe de forma organizada. Saiba e controle os custos para não ter desperdícios. Garanta a segurança da obra e foque na qualidade aplicando a FVS, ou Ficha de Verificação de Serviço.

E aí, você entendeu por que é importante capacitar sua equipe na construção civil? Para tirar dúvidas e receber notificações de novos conteúdos, nos acompanhe pelo instagram (tcpsistemas).

Deixe um comentário