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Como aumentar a produtividade no mercado imobiliário?

Você está insatisfeito com o seu trabalho e quer aumentar a produtividade no seu desempenho, ou no desempenho da sua empresa? Então, esse conteúdo é para você.

Mas como conseguir ser produtivo em meio a uma pandemia e aos anseios característicos desse período?

De fato, esse é um ponto que interfere diretamente na produtividade, uma vez que esse é um termo que considera que todo trabalhador é um ser humano com variações de humor. Assim, diversas situações interferem no desempenho final.

No entanto, existem alguns caminhos que ajudam a alcançar resultados melhores no seu trabalho em incorporadora e imobiliárias, no que tange ao aumento de produtividade.

Neste texto você confere:

O que é produtividade?

Antes de saber como aumentar a produtividade é importante entender exatamente do que se trata o termo. Sendo assim, um bom caminho para iniciar essa compreensão é esclarecer que produtividade não é produção.

Isso mesmo, as duas palavras têm sentidos diferentes, uma vez que produção se refere ao produto que é resultado de um certo período de trabalho. Ou seja, neste caso, o olhar está direcionado para um resultado quantitativo.

Já a produtividade vai bem além disso, estando associada ao bem-estar dos envolvidos em um certo tipo de trabalho. A questão aqui é a seguinte: quanto a sua equipe consegue produzir com organização e qualidade, mantendo a proatividade e principalmente a motivação?

O questionamento apresentado mostra que apesar de existir uma preocupação com o tempo de realização das tarefas, também é necessário que haja um direcionamento para o que interfere na capacidade e habilidade das pessoas.

Sendo assim, quando falamos em produtividade nos referimos à uma geração de serviço mais humanizada, que considera o percurso qualitativo. Portanto, investir em aumentar a produtividade é apostar em uma equipe eficiente capaz de oferecer resultados favoráveis.

Dessa maneira, o próprio colaborador começa a buscar bons resultados em tempos menores, apostando em estratégias identificadas em sua jornada de trabalho que beneficiam o resultado final.

Isso quer dizer que você não deve apostar na produção? Claro que não, obviamente a produção e os resultados quantitativos são importantes, mas a qualidade que se resulta a partir do aumento da produtividade é tão ou mais importante para que o objetivo final seja alcançado.

Mas, se você está se perguntando em qual você deve apostar, a minha resposta é que você precisa ter tanto a produção (resultado) quanto a produtividade (qualidade), para que tudo funcione corretamente.

Produtividade: processo, gestão, pessoas e tecnologia

Para aumentar a produtividade é preciso acreditar e investir em um trabalho eficiente, que coloque em harmonia quatro pilares: processo, gestão, pessoa e tecnologia.

  1. Processos: foca na construção dos processos internos da incorporadora. Assim, os setores devem conseguir se comunicar com todos e realizar um trabalho relevante na equipe.
  2. Gestão: contribui para direcionar o funcionamento dentro de cada equipe, que deve ter um líder responsável por coordenar as atividades.
  3. Pessoas: a produtividade considera as capacidades individuais, conjuntas e sociais de cada colaborador, conseguindo, assim, melhorar a sua performance.
  4. Tecnologia: essencial para a produtividade, as ferramentas de inovação devem ser aplicadas nos outros três pilares para otimizar os resultados.

Fica muito difícil uma incorporadora aumentar a sua produtividade sem apostar nesses quatro pilares, ou em pelo menos metade deles.

O que torna uma equipe produtiva?

Já falamos um pouco sobre a produtividade e seus pilares, certo?!Mas como colocar em prática de forma funcional esses conceitos e propostas.

  • Primeiramente busque localizar as suas falhas, afinal só assim é possível corrigi-las. Para isso, investigue os relatórios, fluxos de caixa e outros documentos que possam apontar problemas nos processos. Ter as atividades em único sistema, facilita essa verificação.
  • Organize os processos internos, priorizando que os documentos estejam acessíveis e bem armazenados. As atividades de rotina, incluindo prazos e horários também devem estar organizadas. Isso evita retrabalhos e oferece segurança e profissionalismo aos colaboradores e clientes.
  • Criação de metas eficientes feitas pelo gestor de cada equipe. Essa é uma maneira dos colaboradores visualizarem os prazos e conseguirem perceber o crescimento resultado do seu trabalho. Além disso, ajuda a perceber quando um objetivo foi alcançado, o que facilita na criação das estratégias.
  • A tecnologia é indispensável para uma equipe produtiva, já que as ferramentas aceleram as tarefas e auxiliam a gestão feita por um colaborador. Dessa forma, é importante investir nas plataformas corretas.
  • A autonomia é outro ponto que interfere na qualidade dos colaboradores. Isso porque pessoas livres tendem a produzir com uma qualidade melhor. Ou seja, ofereça voz ativa e permita testar aspectos inovativos em sua organização.
  • Capacite suas equipes constantemente, assim é possível que cada colaborador domine o processo pelo qual ele é responsável dentro de uma organização.

A produtividade no mercado imobiliário

Com todos os aspectos de como aumentar a produtividade anotado, é hora de entender as particularidades do setor imobiliário que tornam ainda mais importante o aumento da produtividade.

As imobiliárias buscam aumentar a produtividade para melhorar os seus resultados de venda e rentabilidade. Ou seja, a produtividade de venda neste setor é a capacidade de produzir mais resultados, vender mais, com recursos (financeiros e equipe) similares.

Para isso, é necessário inserir novos hábitos na rotina de trabalho dos corretores, inclusive modificando a cultura organizacional quando necessário.

Se o time entende os quatro pilares da produtividade, citados acima, e se engaja com eles, os resultados positivos podem ser diversos. Dessa maneira, um exemplo de produtividade, ocorre quando uma equipe aumenta o número de leads gerados, a partir dos mesmos artifícios utilizados anteriormente.

E essa conquista é muito importante na área de vendas de imóveis, porque o setor imobiliário possui uma jornada de compra complexa, considerando que exige do cliente uma tomada de decisão que envolve altos custos.

Sendo assim, os leads precisam ser trabalhados com cuidado e atenção tanto no processo de compra quanto no pós-venda.

De todo mundo, o aumento da produtividade garante que os corretores estejam mais preparados e motivados, alcançando resultados melhores, custos menores, boas metas e otimização do tempo.

Essa é uma forma eficaz de alcançar um crescimento natural em sua imobiliária.

Quais ferramentas contribuem para aumentar a produtividade?

Uma plataforma muito eficiente para o aumento de produtividade é o CRM. A ferramenta auxilia na captação e qualificação dos leads, que são parte do processo de venda, além disso contribui na etapa de pós-venda.

Já as plataformas de automação de marketing digital tendem a otimizar a produtividade. Assim, o corretor consegue mensurar e amadurecer o lead para que a compra se efetive.

Dessa maneira, essas ferramentas ajudam a nutrir os leads, melhorar a gestão do tempo e o relacionamento com o cliente, além de reduzir os custos e oferecer mais eficácia no funil de vendas.

Já o BI ou Inteligência de negócio ajuda na tomada de decisão assertiva no mercado imobiliário. Assim, essas decisões podem interferir no aumento da produtividade, uma vez que ocasionam a redução de erros, melhora o relacionamento com os clientes e favorece a análise de resultados.

Para saber mais sobre ferramentas que auxiliam no aumento da produtividade, clique aqui.

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