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Como ser um bom corretor de imóveis?

Você pensa em ser um corretor de imóveis ou está iniciando na área e não sabe como se destacar na carreira? Então este texto é para você!

O setor da corretagem de imóveis exige um profissional multidisciplinar que tenha habilidade em diferentes áreas de atuação. Isso porque é preciso conhecer o setor da construção civil, ter noções de compra e venda e saber lidar com pessoas.

Mas assim como em outras profissões o estudo e a experiência adquirida com o tempo permitem uma boa atuação do corretor de imóveis.

Neste texto, você confere:

Iniciando a carreira de corretor de imóveis: saiba como começar!

Existe uma série de pontos que contribuem para a carreira de um corretor de imóveis, mas antes de qualquer coisa é importante esclarecer como alguém chega a esse cargo. Essa é uma dúvida bem comum da área.

Assim como qualquer profissão, a formação é um passo importante e às vezes indispensável para ser um corretor de imóveis.

No caso da corretagem de imóveis, existem algumas formas de conseguir um diploma que valide o seu entendimento sobre o setor:

  1. Curso técnico de Transações Imobiliárias: curso de nível médio que ensina sobre processo de compras locação e venda de imóveis;
  2. Curso Tecnológico de gestão Imobiliária: uma graduação reduzida, mas considerado de nível superior, o curso vai além do técnico e ensina como avaliar o mercado imobiliário de forma especializada;
  3. Curso de bacharela em Ciências Imobiliárias: curso completo, que apresenta estudo multidisciplinar aprofundado, englobando as áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Ciência Humanas.

A escolha do melhor curso depende do que você pretende alcançar. Por exemplo, se você pretende trabalhar como autônomo, as três opções são boas, mas caso queira abrir uma imobiliária, o ideal seria fazer o bacharelado.

Após a conclusão do curso, você deve fazer o registro no Conselho Regional de Corretores (CRECI). O documento demora cerca de dois meses para ser emitido.

6 dicas para ser um bom corretor de imóveis

Depois da formação é hora de entrar no mercado de trabalho. Nesse momento é comum surgir dúvidas e incertezas sobre o cargo e até sobre a sua capacidade profissional.

Dessa maneira, como esse é um mercado que está em constante transformação é preciso ter alguns cuidados e atitudes que podem contribuir para que você se destaque nessa área.

Compreenda o cenário

Como você pode atuar como corretor de imóveis?

Os dois caminhos mais comuns seriam a prestação de serviço para uma imobiliária e trabalhar de forma autônoma. Ambos exigem muito comprometimento.

O trabalho na imobiliária normalmente é feito de forma mais conjunta. Ou seja, é necessário cumprir as metas da equipe, e além disso, a própria empresa escolhe os empreendimentos que cada profissional irá trabalhar.

Já o corretor de imóveis autônomo, tem um controle maior de suas ações. Sendo assim, ele precisa ter ainda mais responsabilidade e disciplina na hora de estabelecer horários e definir metas.

Estude o mercado da corretagem de imóveis

Além de fazer um curso de formação é necessário está sempre estudando o mercado para compreender as novidades e tendências, além das especificidades do nicho que você atua.

Afinal, a venda de imóveis pode ser direcionada para um tipo de imóvel em específico. Você pode trabalhar com imóveis comerciais (lojas e escritórios), residenciais, de veraneio, galpões e até mesmo fazendas.

Portanto, invista em cursos de treinamento para se manter atualizado e aprimorar suas técnicas de venda, focando também no nicho de imóveis que você trabalha.

Um outro caminho simples e prático é acompanhar os principais canais de notícias sobre o setor da corretagem de imóveis, da construção civil e até mesmo sites e blogs que tratam sobre arquitetura e decoração.

Busque conhecer o seu público

Falamos recentemente aqui no blog sobre psicologia de vendas. Um dos pontos importantes que envolve esse conceito se relaciona com o entendimento que o vendedor tem do seu público.

Conhecer as técnicas de programação neologística (PNL) é um passo que ajuda a reconhecer as expressões faciais e linguagens corporais.

Porém, além disso, o corretor precisa conhecer as motivações e emoções do possível comprador do imóvel e estabelecer suas estratégias a partir disso.

Busque respostas sobre o que ele faz no tempo livre e o que satisfaz esse consumidor. Dessa forma, você consegue definir suas características e formar categorias de clientes.

O marketing digital tem como uma de suas metas a criação de personas. Uma vez que essa é uma forma de, justamente, ter clareza de quem é o seu o público de forma bem específica.

Ou seja, você deve ficar atento a todos os detalhes, incluindo, idade, profissão, estado civil, estilo de vida, tamanho da família, dentre outros aspectos.

Invista em um bom atendimento

Quando estamos falando de um profissional que lida com vendas, o bom atendimento é essencial. Mas o que é um bom atendimento?

Podemos incluir diversas características para definir o que é bom nesse caso. Educação, profissionalismo, pontualidade, confiança, segurança e empatia são palavras-chave para um atendimento de sucesso.

Porém, para se destacar você precisa ir além dessas qualidades básicas. Portanto, invista em técnicas de negociações eficientes, envie propostas e ligue para conversar sobre elas com o cliente, ouça o que ele tem a dizer e organize todas as tarefas para evitar contratempos.

O uso de uma plataforma CRM, por exemplo, pode ser uma forma de organizar as demandas e as tarefas. Além disso, permite que você registre as informações de cada lead que você está em contato.

De todo modo, o cliente precisa enxergar valor na decisão. Por isso, é importante mostrar sempre os benefícios do fechamento do negócio e, em certos casos, até oferecer vantagens ou estímulos que ativem gatilhos mentais.

Nunca esqueça que o fechamento do negócio de forma honesta é o mais importante nesse processo.

Defina metas

Estabelecer metas é uma forma de controlar a sua produtividade em prazos pré-determinados.

Dessa maneira, você pode controlar os seus erros e acertos, podendo definir pontos de melhoria. Afinal, essa é uma profissão que tem muitas variáveis que influenciam no fechamento do negócio.

Por isso, ao definir as metas e analisar os resultados é possível compreender como essas variáveis tendem a funcionar.

Aposte no marketing digital

Falamos acima sobre a persona, que é parte da construção de um marketing digital eficiente. Mas esse conceito é muito amplo e exige um estudo mais aprofundado para ter domínio sobre todas as suas ferramentas.

O uso de redes sociais, como o Instagram e o Linkedin, e a produção de textos para blogs com dicas sobre o mercado, são caminhos eficazes para fortalecer o seu nome no mercado como corretor de imóvel. Assim, você consegue estar mais próximo do seu público.

Outra estratégia válida no meio digital é o envio de e-mail marketing. O e-mail pode sim ser uma forma de comunicação muito eficiente para alcançar as pessoas certas, aumentando as chances de conversão.

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