fbpx

6 inovações na Construção Civil

Você está por dentro das principais inovações da construção civil? Porque não é fácil acompanhar o ritmo do desenvolvimento tecnológico para conhecer e conseguir implementar com rapidez todas as soluções que surgem para o setor.

Essas soluções que aparecem constantemente são capazes de resolver problemas que podem ter impacto na economia, no gerenciamento e na sustentabilidade de um projeto. Por isso, você que trabalha com a indústria da construção deve ficar de olho nessas inovações.

Neste texto, você confere:

Por que apostar em inovações na construção civil?
As principais ferramentas para fazer inovações na construção civil
Lean Construction
Gestão Integrada
Software BIM
Realidade aumentada
Construções em steel frame e outro modelo sustentáveis
Assinatura e outras tecnologias digitais

Por que apostar em inovações na construção civil?

Se você estuda o ramo da construção civil e das engenharias, você sabe que o surgimento de novas tecnologias sempre garantiram a renovação e sobrevivência do setor. Porém, nos últimos anos, as tendências tecnológicas evoluíram com muita rapidez.

Essa evolução, que é parte da atualidade, mostra que a integração entre inovação e tecnologia tem revolucionado o canteiro de obras na construção civil.

As ferramentas, materiais diferenciados e plataformas trazem benefícios que possibilitam melhorar diversos aspectos do setor. Sendo assim, alguns pontos que se destacam com as inovações na construção civil são:

  1. Otimização da produtividade;
  2. Foco na sustentabilidade;
  3. Profissionalização e automatização da gestão de obras;
  4. Melhora a segurança das informações e processos.

Dessa forma, problemas tão característicos do setor como o controle de entrada e saída de material, se torna mais simples com uso de uma ferramenta de gestão, por exemplo. Isso acaba melhorando a produtividade da equipe, certo?!

Sendo assim, neste cenário, as atividades operacionais são automatizadas. Ou seja, o que era feito de forma manual, agora conta com a ajuda das ferramentas de gestão.

Assim, o tempo do funcionário que realizava essa atividade acaba ficando para melhorar outros trabalhos e projetos.

Todos esses pontos colaboraram para que esse mercado voltasse a crescer nos últimos anos, uma vez que os resultados saíram do negativo em 2019.

As principais ferramentas para fazer inovações na construção civil

Como vimos acima, as ferramentas e plataformas que resultam em inovações na construção civil podem influenciar em várias áreas e contribuir de diferentes formas.

Separamos seis inovações que contribuem muito para resultados positivos na construção civil.

Lean Construction

A metodologia de trabalho, que vai muito além de uma ferramenta, busca eliminar todos os elementos que não contribuem para o resultado final da obra.

Como já falamos aqui, o objetivo é realizar uma construção mais enxuta do que a construção tradicional. Assim, a construção garante um maior valor agregado.

Ou seja, para aplicar o conceito não basta estabelecer metas e entregar a demanda no prazo. A proposta é focar na produtividade e acabar com desperdício no canteiro de obras.

Para isso, ao aplicar o método é necessário seguir 5 princípios essenciais:

  1. Princípio do valor aplicado à construção civil;
  2. Princípio do fluxo de valor na Construção Civil;
  3. Princípio do fluxo contínuo na Indústria da Construção;
  4. Princípio da produção puxada na Construção Civil;
  5. Princípio da perfeição na Indústria da Construção Civil

Temos um texto aqui no blog que tem todos os detalhes sobre essa inovação da construção civil que tem se destacado no mercado, o Lean Construction.

Gestão Integrada

Para gerenciar uma grande obra é preciso adotar ferramentas que automatizam as diversas atividades que precisam ser feitas no setor. Afinal, não é uma tarefa muito fácil fazer isso de maneira manual, contando apenas com planilhas.

Existem muitas soluções no mercado que facilitam o trabalho do engenheiro e de outros profissionais que ajudam a verificar as atividades do canteiro de obras. Dessa forma, a entrada e saída de materiais e outras etapas da obra podem ser controladas pelo computador.

Mais do que isso, com uma ferramenta que permite a gestão integrada, profissionais de todos os setores podem ter acesso aos números e dados exatos do projeto.

Sendo assim, as informações ficam organizadas, o que garante que os profissionais consigam visualizar, controlar e compartilhar todos os detalhes. Dessa maneira, você pode cuidar de orçamentos, compras, dados financeiros, além de outros aspectos.

Muito mais acessível e prático quando o gerenciamento é feito com ferramentas de gestão integrada, não é mesmo?!

Software BIM

O BIM (Building Information Modeling) é uma das inovações que contribuem para a sustentabilidade, já que evita gastos com papel. Mas o uso do software também melhora a produtividade e segurança de um projeto na construção civil.

A proposta do conceito tecnológico está relacionada com a criação e gestão de versões em 3D do projeto. Assim, o trabalho fica muito mais completo, eficiente e até confiável.

Dessa maneira, a obra é planejada e construída de forma tecnológica através de uma ilustração em 3D digitalizada. Isso permite que o cliente e todos os interessados consigam enxergar melhor a proposta do projeto.

Essa tendência tem crescido muito nos últimos anos, movimentando bastante a economia da indústria da construção. Por isso, esse projeto é parte do investimento em softwares de inteligência artificial e internet das coisas na construção civil.

Assim, com a inserção de tecnologia e automatização de tarefas no setor, o resultado final só melhora.

Realidade aumentada

Para ir além do que existe offline, a realidade aumentada aposta em elementos virtuais em interação com elementos reais. Isso mesmo, essa é uma proposta que pode funcionar de forma integrada com o BIM, por exemplo.

Essa é uma inovação que também está focada na experiência do cliente, já que permite que ele conheça o projeto a partir de um tour virtual. Indo muito além de conhecer o espaço, o cliente pode decorar e mobiliar o imóvel como se estivesse dentro dele.

Ou seja, com essa ferramenta que junta projetos arquitetônicos com as construções, a venda de imóvel pode ser feita com facilidade e rapidez. Mais importante do que isso, o uso da realidade aumentada diminui as chances de falhas no projeto.

Construções em steel frame e outro modelo sustentáveis

O steel frame é uma das tendências de métodos construtivos que tem se destacado justamente por inovar no modelo de construção.

É importante destacar que esse método utiliza perfis de aço galvanizado para compor o esqueleto da estrutura, sendo fechado por placas cimentícias de madeira ou drywall. O serviço deve ser realizado por uma mão de obra qualificada.

Com custos variáveis, o steel frame garante: agilidade na construção, redução do peso da estrutura, execução mais precisa, melhor isolamento térmico e acústico e redução dos custos.

Além disso, esse método é considerado mais sustentável, uma vez que é uma “construção seca” que não usa água e não produz resíduos em excesso.

Outras práticas sustentáveis que são fruto das inovações na construção civil são as cidades inteligentes, as construções verdes, o uso de energia solar, além de outros métodos que já falamos aqui.

Assinatura e outras tecnologias digitais

As soluções digitais na construção civil são indispensáveis para agilizar as práticas e processos do setor.

Principalmente com o surgimento da pandemia, a assinatura digital se tornou um elemento mais do que necessário para o funcionamento efetivo do setor. Afinal, na construção civil, em um dia muitos contratos são assinados.

Portanto, ao adotar o uso dessa ferramenta as empresas otimizam o tempo, melhoram a produtividade e ainda reduzem os custos.

Outras inovações como uso de robôs e drones no canteiro de obra também vem ganhando espaço no setor, ajudando na automatização das tarefas e melhorando a produtividade.

E aí, você já conhecia todas essas inovações?

Nos siga no Instagram (@tcpsistemas) e conheça outras novidades da indústria da construção civil.

Deixe um comentário