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Mercado Imobiliário em 2022: conheça as principais inovações e tendências do setor para este ano

Uma palavra bem frequente aqui no blog é inovação. Tanto para tratar sobre a indústria da construção quanto para abordar o mercado imobiliário, esse assunto é tendência por aqui. E neste texto sobre o mercado imobiliário em 2022 isso irá se repetir por bons motivos.

Depois de quase dois anos de pandemia, inovar virou sinônimo de sobreviver. Isso mesmo, não é fácil manter um mercado vivo nesse contexto caso ele não se reinvente. Por isso, o uso de novas ferramentas e softwares se torna cada vez mais parte dos processos do setor.

Por isso, neste texto, você confere:

As expectativas do mercado imobiliário em 2022
5 inovações ou tendências do mercado imobiliário em 2022

As expectativas do mercado imobiliário em 2022

Antes de falar sobre 2022, é importante entender que em 2021 o ramo imobiliário conseguiu se restabelecer mesmo em um cenário de pandemia. Assim, as obras deram continuidade no canteiro e a tecnologia seguiu evoluindo para trazer melhorias ao setor.

Com a população sendo vacinada e a retomada da economia, o mercado imobiliário foi um dos poucos motores de crescimento do país, contratando uma quantidade de mão de obra considerável.

Em 2022, a tendência é que esse crescimento continue e se expanda no segundo semestre, mesmo diante da inflação alta e do fato de ser um ano eleitoral, o que costuma provocar dúvidas nos investidores.

Entretanto, os desafios certamente devem existir justamente por conta dos motivos citados acima. A inflação acaba reduzindo o poder e a decisão de compra dos brasileiros, a taxa Selic de 9,25% no final de 2021 mostra a instabilidade econômica.

Ou seja, o custo de crédito deve ser o principal desafio do mercado imobiliário em 2022. Os juros devem começar altos, segundo as estimativas das incorporadoras. Porém, deve se estabilizar após uma redução no segundo semestre, o que impulsiona o desejo de compra do consumidor.

Já as eleições tendem a gerar cautela nos indivíduos com maior poder aquisitivo. Por isso, os corretores precisam saber trabalhar com inteligência, considerando as especificidades de cada público. Mas sem esquecer nunca de manter uma boa divulgação dos imóveis e oferecer um suporte adequado aos clientes.

5 inovações ou tendências do mercado imobiliário em 2022

O contexto de pandemia colaborou para que mudanças de pensamento acontecessem. Desse modo, algumas tendências do mercado são consequência disso, até mesmo porque o home office virou realidade para muitas empresas.

Assim, as pessoas começam a buscar um imóvel apropriado para isso.

Algumas tendências são:

  • Aumento da procura por imóveis maiores e com área de lazer;
  • Preocupação com o meio ambiente ao priorizar imóveis sustentáveis;
  • Desburocratização e digitalização do processo.

Nos últimos anos o aspecto da inovação digital tem se tornado a grande expectativa do mercado. Em 2022 isso não será diferente. As soluções digitais seguirão se destacando, contribuindo para a integração entre o mundo on-line e off-line.

Ferramentas de organização e gerenciamento de tarefas

Organização é fundamental para a rotina de uma imobiliária. Sendo assim, existem diversas ferramentas nesse sentido que podem contribuir para o sucesso da gestão.

Desse modo, em 2022 utilize a tecnologia a favor da organização para metrificar o tempo gasto nas atividades; priorizar as atividades que são mais importantes e entender quando a produtividade funciona melhor. O uso de software ERP e outras plataformas são essenciais para isso.

Já para gerenciar de forma organizada e assertiva a relação com os clientes, é importante utilizar um software CRM de qualidade.
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Plataformas de automação de marketing

Pensando em otimizar processos a partir da digitalização das funções, as plataformas de automação de marketing são indispensáveis em 2022. Assim, os colaboradores não precisam realizar tarefas repetitivas, contribuindo para a economia de tempo, dinheiro e recursos.

Essas plataformas também costumam ser incorporadas a softwares maiores de CRM, por exemplo, para gerar uma automação ainda mais unificada e eficiente

De todo modo, o objetivo da automação de marketing é: captar leads automaticamente, criar landing pages, agendar publicações em mídias digitais, metrificar índices de marketing e elaborar relatórios práticos de desempenho.
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Ferramentas de calendário e reuniões virtuais

Se teve uma coisa que aumentou na pandemia foram as reuniões virtuais, não é mesmo?! Por isso, ter plataformas de calendário e reuniões virtuais de qualidade tornou- se essencial nos últimos dois anos e deve continuar assim em 2022, já que o trabalho remoto ou híbrido deve seguir como tendência.

O calendário pode, inclusive, sincronizar com o Google Agenda e ser utilizado junto com a plataforma de meet do Google. Desse modo, você pode agendar visitas, assistência técnica, assinatura de contratos e reuniões por esse espaço.

Nesse último, dependendo da plataforma, você pode já deixar o link da reunião para facilitar e organizar.

Além disso, o calendário notifica com lembretes constantes, que não permitem esquecer da reunião. Desse modo, você pode compartilhar esse lembrete com o time, bem como padronizar a duração dos eventos.

As reuniões virtuais, neste cenário, também seguem aproximando os times, permitindo um contato frequente na rotina de trabalho.

Além disso, o mercado imobiliário conta com sistema online de reuniões para contratar colaboradores de diferentes lugares, estabelecer um contato mais próximo com o cliente e ainda permite gravar reuniões, webinars e eventos online importantes.

Ferramenta de análise de crédito

Esse tipo de inovação ajuda a entender as oportunidades de negócio, a partir do potencial de compra do cliente, portanto é um fator essencial no setor imobiliário, já que os valores variam muito.

Essas plataformas são responsáveis pela simplificação dos processos burocráticos no momento de conferir se o financiamento é viável. Lembrando que essa ferramenta também pode ser integrada a outras plataformas de gestão.

Contato com os clientes: Chatbots e QR Codes

Iniciar e desenvolver uma relação com os clientes é parte mais importante do processo de venda no mercado imobiliário em 2022 e em qualquer outro ano. Sendo assim, diversas ferramentas são testadas para facilitar o início e a construção dessa relação.

O uso de QR Codes em anúncios é uma forma de facilitar o cadastro de contato e direcionar o cliente para visitas virtuais guiadas aos imóveis. Assim, o cliente pode ter mais liberdade nas etapas de compra, locação ou venda.

O Chatbot também contribui para otimizar o início da jornada de compra do cliente. Por incrível que pareça, o uso dos robôs contribui para humanizar o contato entre empresa e cliente.

Isso porque, essa é uma oportunidade de responder aos principais questionamentos dos clientes através de um software de resposta automática. Ele pode aparecer no site como um pop-up, por exemplo. O que permite que a dúvida seja respondida em tempo real, mesmo sem existir uma equipe de atendimento exclusivamente para isso.

Porém, quando é necessário um aprofundamento maior para responder as dúvidas, a própria ferramenta direciona para um time real de pré-atendimento ou atendimento. Desse modo, a equipe só entra em contato quando existem necessidades reais.

E você, tem alguma aposta de tendência para o mercado imobiliário em 2022? Nos conte lá no nosso Instagram (@tcpsistemas).

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