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O que é CRM e como ele pode ajudar a aumentar as vendas da minha empresa?

Você está com dificuldades em fechar vendas ou requer dados mais precisos para tomar decisões assertivas? Notou que as planilhas já não suprem todas as necessidades da sua empresa? Saber o que é e como usar uma ferramenta CRM pode lhe ajudar a melhorar os seus resultados.

Sim, a implementação de uma ferramenta CRM pode ajudar você e a sua empresa a sanar esses problemas. O uso do Customer Relationship Management (CRM) é uma forma de conseguir uma abordagem de venda mais eficiente. Uma vez que ao armazenar todos os dados e o histórico de um potencial cliente em um mesmo espaço, você tem a possibilidade  de melhorar a atuação da sua equipe e alavancar as suas vendas.

Neste texto você irá conferir os seguintes tópicos:

O que é CRM?

Traduzido para o português como Gestão de Relacionamento com o Cliente, o CRM é uma ferramenta de venda muito potente no mercado atualmente. Já que essa é uma maneira de organizar, registrar e analisar todas as fases de contato e qualquer interação que acontece entre o vendedor e o cliente.

A partir disso, é possível até antecipar  necessidades e desejos dos clientes, configurando assim, um cenário favorável para a personalização das campanhas de captação.

Além de armazenar as informações de nome, telefone e endereço dos clientes atuais e potenciais, a ferramenta também permite compreender a relação entre esse indivíduo e a empresa. Isso ocorre, porque as ligações feitas, as visitas no site e os e-mails trocados, por exemplo, ficam todos registrados e descritos no software, ajudando a oferecer informações importantes sobre as ações do consumidor, o que inclui suas preferências de compra e suas informações pessoais.

Com tudo armazenado em um mesmo local, o CRM possibilita um relacionamento mais duradouro com os clientes, oferecendo experiências bem-sucedidas no decorrer do processo de venda.

Por que implementar uma ferramenta CRM ?

Se você trabalha com vendas, com certeza você entende muito bem a importância de ter o máximo de dados em mãos ao entrar em contato com o cliente, não é mesmo?!

Ao inserir uma ferramenta CRM na rotina das suas equipes de marketing e venda, você obtém um facilitador que permite ver, por exemplo, o histórico do que foi informado nas últimas ligações. Esse é um dos pontos importantes para a implementação desse tipo de ferramenta.

Mas a partir de qual indício você pode decretar que uma ferramenta CRM é indispensável para o sucesso dos seus times de venda e marketing, e consequentemente da sua empresa?

Existem diferentes motivos que servem como tomada de decisão na hora de um gestor optar pela utilização desse tipo de instrumento de suporte.

  • Não está fechando vendas o suficiente;
  • O processo de vendas não flui de forma eficiente;
  • Dados imprecisos que não contribuem para uma abordagem certeira;
  • Necessidade de ter um crescimento mais uniforme.

Esses são alguns gaps que indicam a necessidade de implementação de um software CRM, porém é importante considerar as particularidades de cada negócio. 

Tipos de operação

Existem alguns tipos de CRM, no entanto essa ferramenta pode ser operada de apenas duas maneiras. Assim, uma possibilidade é pelo computador e a outra através de um sistema de nuvem.

Também conhecido como CRM Local, ou CRM On-Premise, esse modelo é mantido a partir de um servidor físico na empresa, que exige o auxílio e manutenção de um time de TI. Lembrando que, neste caso, o software é instalado em um computador.

Já o CRM na nuvem, funciona a partir de uma lógica online, o que possibilita que a manutenção possa ser feita a distância. Ou seja, você não precisa de uma equipe pronta para solucionar possíveis problemas com o sistema.

Além disso, o armazenamento na nuvem é mais moderno, uma vez que pode ser acessado de qualquer lugar por qualquer navegador. 

Outros quesitos importantes a serem considerados: esse modelo oferece maior segurança, atualização automática e  redução dos custos.

Os benefícios na utilização do Customer Relationship Management

  1. Organização e controle do processo comercial
  2. Concentração dos dados em uma mesma plataforma
  3. Visualização das oportunidades perdidas
  4. Venda mais eficiente e ágil
  5. Necessidade do cliente é colocada em evidência
  6. Garante maior fidelidade dos clientes
  7. Fortalece a sua marca, aumentando a sua autoridade no mercado

As diferenças entre CRM e ERP

Tanto o CRM quanto o ERP são ferramentas de gerenciamento importantes para a parte organizacional de uma empresa, por isso, algumas pessoas costumam confundir as funcionalidades dos softwares.

Entretanto, os objetivos específicos dessas plataformas são bem diferentes. Enquanto o uso do CRM contribui para, sobretudo, melhorar a performance da equipe de vendas, o ERP tem como intuito conectar os fluxos informacionais da empresa.

Integração de uma plataforma de CRM com uma de ERP
Integração de uma plataforma de CRM com uma de ERP

A aposta por uma ferramenta CRM permite a partir da jornada do consumidor, o desenvolvimento de técnicas de vendas mais eficientes, melhorando o relacionamento com clientes e leads.

Já com o uso de um software ERP, os processos do seu negócio é que se tornam mais eficazes. Até mesmo pelo fato de todos os setores terem acesso às informações estratégicas, o que facilita a tomada de decisão.

Entendendo as diferenças, percebe-se que a utilização simultânea dos dois modelos de plataformas seria o ideal para melhorar o fluxo de informações da empresa, e consequentemente obter sucesso no gerenciamento.

O que é CRM e como ele pode ajudar a aumentar as vendas da minha empresa?Como funciona uma ferramenta CRM?

O CRM possibilita um acompanhamento personalizado e próximo de cada prospect, certo?! Mas quais são os processos de uso da ferramenta?

1- Registrar as informações dos seus leads e clientes no software.

2- Fazer o cadastro dos clientes a partir da exportação de listas de arquivos que já possuem os dados, ou realizando esse cadastro de forma manual.

3-  Fazer uma reanálise na documentação do cliente, a partir de uma funcionalidade da ferramenta, descobrindo informações sobre a pessoa e o seu histórico. Além disso, é possível verificar se ela possui crédito para realizar a compra de um empreendimento.

4-  Realizar repasse da unidade para o cliente que adquiriu o seu produto ou serviço, de forma facilitada, com assinatura digital.

5-  Acompanhar o histórico do cliente no pós-venda, garantindo um atendimento de qualidade e aumentando as chances de recompra.

O que é CRM e como ele pode ajudar a aumentar as vendas da minha empresa?O CRM na Indústria da Construção

Existe preocupação com a abordagem comercial na Indústria da Construção? Esse é um questionamento frequente de gerentes e colaboradores que atuam nesse ramo. Uma vez que a impressão, é que cuidados relativos a isso ficam, majoritariamente,  em segundo plano.

Porém, quando a empresa aposta nas ferramentas certas, a chance de melhorar o desempenho, automatizando processos repetitivos e entendendo as preferências do público consumidor, é muito maior.

A implementação de um software CRM é uma forma de atingir os seus objetivos de vendas.

  • Facilita a organização

A empresa consegue manter os dados de imóveis e clientes em um espaço estruturado e de fácil acesso. O que, inclusive, possibilita escolher projetos mais lucrativos, além de permitir entender como abordar cada consumidor.  

  • Melhora a gestão dos leads e clientes

Com o CRM as oportunidades de negócio ficam mais claras  e o atendimento mais eficiente.  

  • Ganha destaque no setor

Como muitas empresas dessa indústria ainda não usam ferramentas CRM, essa é uma forma de você conseguir um diferencial competitivo. Uma vez que, dessa maneira, você oferece uma melhor experiência ao cliente e ainda consegue aumentar o seu retorno financeiro.

  • Facilita a sua venda imobiliária

Gestores, corretores e incorporadores sabem da importância de um CRM para obter sucesso em suas vendas e alcançar sucesso para a sua empresa.

Esse conteúdo abordou a importância da utilização de uma ferramenta CRM para melhorar as suas vendas. 

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