fbpx

Como aumentar a produtividade na Construção Civil?

Um dos principais objetivos dos profissionais que trabalham na Indústria da Construção civil é aumentar a produtividade no canteiro de obras.

Mas tratando-se de um setor extremamente complexo no que tange aos processos que fazem parte de uma obra, fica evidente que é preciso seguir alguns direcionamentos para que esse objetivo seja cumprido de forma eficiente.

A proposta deste texto é justamente apresentar os elementos essenciais para aumentar a produtividade durante o processo de construção de uma obra.

Dessa forma, abordaremos aqui os seguintes tópicos:

A importância da produtividade no canteiro de obra

O que está relacionado com a produtividade na construção civil?

Bom, a melhor maneira de entender isso é a partir da relação existente entre o que precisa ser construído e o período de tempo que se leva para finalizar essa construção.

No processo deste entendimento é comum que as pessoas até possam confundir os conceitos de produtividade e produção, por isso, é importante entender as diferenças existentes entre esses dois termos.

As diferenças entre produção e produtividade

O que é preciso ser levado em consideração é que o aumento de produção na construção civil está ligado majoritariamente a um aumento da mão de obra, compra de mais materiais e uso de mais ferramentas, o que consequentemente provoca um aumento dos custos.

Dessa forma, o objetivo do aumento de produção seria dar maior velocidade aos processos e tarefas que precisam ser realizadas para a conclusão da construção.

Sendo assim, é importante desconectar os dois conceitos, já que aumentar a produção não resulta necessariamente em um aumento de produtividade, pode inclusive, ter um efeito contrário.

Mas afinal, o que o aumento da produtividade no canteiro de obra tem como objetivo.

Por que aumentar a produtividade na construção civil ?

Para esclarecer esse ponto, é necessário entender que, por exemplo, se existe um trabalho X que precisa ser realizado em 8 horas, o que você pode fazer para conseguir esse resultado a partir do aumento de produtividade?

Os resultados de produtividade que serão avaliados serão os recursos que você utilizou para fazer esse trabalho no tempo determinado.

Assim, pode-se dizer que o aumentar a produtividade na construção civil está intimamente ligado com:

  • Diminuir a quantidade de operários no canteiro de obra;
  • Reduzir a utilização de diferentes recursos;
  • Otimizar o uso de máquinas e insumos;
  • Manter a produção sem gastos exagerados.

Para fazer uma avaliação adequada lembre-se que os resultados alcançados devem ser definidos em unidades como caixa, metro-quadrado, toneladas, litros e etc. já os recursos seriam os materiais, máquinas e funcionários, por exemplo.

Uma vez que você usa bem os recursos disponíveis, incluindo aqui, insumos, técnicas, meios de transporte, horário de trabalho, além dos que já foram citados acima, os resultados de produtividade também serão muito melhores.

Ou seja, no final das contas, quando existe a necessidade de finalizar uma entrega, ao invés de você aumentar o número de operários e equipamentos, o ideal é que você otimize os processos, aumentando assim, a produtividade.

Os fatores que afetam a produtividade na construção civil

Além da otimização dos processos, é necessário compreender que esse aumento da produtividade tem relação com a integração de pontos que contribuem efetivamente para a formação, movimentação e comercialização de certos produtos.

Assim, para entender profundamente o que afeta a produtividade é preciso ficar atento à certos elemento como:

  1. A metodologia de trabalho que é usada;
  2. As práticas gerenciais de controle utilizadas;
  3. Treinamento e capacitação dos profissionais;
  4. O uso de insumo;
  5. Configuração do canteiro de obras;
  6. A organização estrutural da empresa;
  7. O processo de produção
  8. Horário disponível e quebra de ritmo de produção do trabalho.

Para compreender a melhoria da produtividade é preciso ter como parâmetro valores de base para que seja possível comparar os resultados.

De forma geral, o grau de produtividade é o melhor indicador para medir o nível de eficiência e eficácia de um agente econômico, sendo esse, pessoa, empresa, país, cidade ou qualquer outro.

4 formas de aumentar a produtividade na Construção Civil

A partir do momento que você consegue entender o que é produtividade e os fatores que otimizam essa proposta, é preciso colocar isso em prática. Sendo assim, existem algumas maneiras estratégicas que contribuem para o aumento da produtividade na construção civil.
1- Planejamento da obra

Como já falamos aqui no blog, o planejamento é uma etapa essencial para obter resultados positivos com a realização de qualquer obra, uma vez que interfere no cumprimento de prazos e datas de realização da entrega.

Quando o planejamento é bem feito, fica mais fácil ter constância do ritmo de produtividade, o que inclusive evita atrasos. Ou seja, essa é a melhor forma de diminuir o tempo ocioso e os custos, podendo culminar no aumento de produtividade no canteiro de obra.

2- Orçamento de excelência

Para que o planejamento se cumpra é preciso orçar tudo de forma eficiente, para conseguir que os insumos e materiais sejam adquiridos na quantidade correta, além disso é importante que os equipamentos e ferramentas adequadas estejam à disposição para o uso.

Realizando o orçamento de maneira assertiva, a produção fica garantida e os gastos desnecessários e atrasos não se tornam um empecilho para entregar a obra no prazo.

3. Profissionais de qualidade

Escolher bons profissionais é essencial e exige atenção, sobretudo na hora de selecionar o mestre de obras, já que eles são os líderes que vão orientar na realização das tarefas da obra.

Dessa forma, permita que esse funcionário sempre saiba os prazos e outras informações de grande relevância sobre a data de entrega dos materiais e equipamentos. Assim ele consegue gerenciar de maneira mais efetiva, direcionando as atividades e a produtividade da obra.

4. Auxílio dos dispositivos móveis

Assim como em qualquer âmbito da vida, o uso de tecnologia e a praticidade dos dispositivos móveis contribuem para a resolução de problemas de forma rápida e prática na indústria da construção.

Existem diversos aplicativos e plataformas que contribuem para o sucesso dos processos na construção civil. Uma vez que os responsáveis pelo canteiro de obra possuem a possibilidade de acompanhar os gastos, prazos, planejamento e o andamento de cada etapa pelo seu dispositivo móvel.

Tendo maior controle sobre os serviços, as chances de atrasos e de outros erros diminuem consideravelmente, o que aumenta a produtividade no canteiro de obra.

Ferramentas que contribuem para o aumento da produtividade na Construção Civil

A tecnologia da informação pode ser considerada um aspecto extremamente relevante quando o tema é produtividade.

A informação é a principal matéria-prima para produzir e organizar os documentos, gerar conhecimento e executar tarefas. Sendo assim, para aumentar a produtividade é necessário ficar ligado ao fluxo de informação existente entre as equipes que fazem parte da realização do processo de construção.

Para evitar atrasos e retrabalhos por erros nesse fluxo, torna-se importante apostar em tecnologias inovadores para gerir o canteiro de obras, uma vez que os meios tradicionais não conseguem otimizar a troca de informação.

Soluções, como a ferramenta do Agilean, configuram a era do canteiro digital apresentando funcionalidades que também proporcionam o aumento da produtividade:

  • Planejamento rápido e intuitivo a partir da linha de balanço;
  • Eficiência da produção em tempo real;
  • Produção e qualidade alinhados;
  • Rastreio das equipes de trabalho;
  • Equipe de gestão de obra otimizada;
  • Apoio de consultoria especializada.

Dessa forma, os usos de ferramentas de inovações digitais contribuem para o aumento da produtividade no canteiro de obra. E você, já tem apostado nesse caminho para fazer uma boa gestão de obra?

Deixe um comentário