fbpx

Tendências de home office que as incorporadoras devem adotar já!

Por que as incorporadoras devem se preocupar com as tendências de home office? Como esse modelo de trabalho pode impactar no seu empreendimento?

Muitas empresas já têm retornado aos escritórios após dois anos pandêmicos, porém muitas outras pensam em adotar o home office ou o trabalho híbrido como uma decisão fixa. Isso, consequentemente, deve gerar novos hábitos de consumo no mercado imobiliário.

Se em 2020 e 2021, o home office parecia uma realidade momentânea que permitiam ambientes improvisados de trabalho em casa, agora a tendência é que as pessoas considerem isso como uma situação duradoura.

Sendo assim, as incorporadoras precisam entender a rotina desses profissionais para oferecer imóveis que façam sentido para esses clientes, certo?!

Sabendo disso, quando a pessoa trabalha só em casa, esse é um ponto que passa a ser importante na hora da aquisição de um imóvel. Afinal, além de ser sua casa, esse espaço também será o seu lugar de trabalho na realidade do home office.

Neste texto, separamos algumas dicas importantes para as incorporadoras, que agora devem começar a oferecer já na planta do imóvel, soluções que possam impactar esses clientes que trabalham de casa.

Escritório com privacidade e equipamentos
Iluminação e acústica de qualidade
Decoração, cenário e conforto
Presença da natureza

Escritório com privacidade e equipamentos

Trabalhar em casa pode ser um desafio, principalmente se você não mora sozinho. Por isso, a privacidade acaba se tornando uma palavra-chave quando o assunto é home office.

Fica muito difícil manter a concentração trabalhando no quarto, na sala ou na cozinha de casa, quando outras pessoas usam esses ambientes. Ou seja, a sua produtividade pode não ser a mesma dependendo das circunstâncias.

Sendo assim, a presença de um escritório ou de um quarto usado para esse fim pode ser uma excelente estratégia para estabelecer dentro da sua própria casa, o seu lugar de trabalho.

Nem sempre será possível ter um espaço totalmente usado para isso, mas é importante definir esse lugar pelo menos no horário de trabalho para evitar problemas.

As construtoras e imobiliárias devem entender essa demanda como uma necessidade e assim, pensar em espaços específicos para isso, equipando da melhor maneira possível. Ou seja, vai um pouco além de acrescentar um cômodo a mais na casa.

Ter um espaço equipado é essencial para a realização das tarefas diárias. Claro que esses equipamentos sofrem alterações em cada área, mas existem coisas que são básicas.

Alguns dos equipamentos considerados mais gerais que é da necessidade de todos (ou quase isso) trabalhadores são: estrutura elétrica com um número significativo de tomadas, aparelho wi-fi e às vezes até uma linha telefônica.

Depois disso, cada profissional deve adaptar esse espaço, de acordo com a realidade da sua rotina de trabalho.

Iluminação e acústica de qualidade

Para chamar a atenção dos clientes, o espaço para home office do imóvel deve considerar toda a realidade do mercado. Mas qual é essa realidade?

Iluminação e acústica são fatores importantes em um imóvel desde sempre, mas agora merece um pouco mais de atenção. Isso porque, na realidade do trabalho a distância, a comunicação é feita através de videoconferência.

Segundo uma pesquisa divulgada na Revista Exame, cerca de 60% dos líderes executivos do Brasil preferem reuniões virtuais.

Outro dado relevante é o número crescente de usuários da plataforma Zoom de videoconferência, que subiu impressionantes 140 milhões de usuários na pandemia. Foi de 10 para 150 milhões, segundo a Revista Esquina.

Desse modo, para ter reuniões por chamada de vídeo sem ou com o mínimo de ruído, o ambiente precisa contribuir. Caso contrário, a obra do vizinho vai atrapalhar, o latido do seu cachorro vai incomodar e assim por diante.

Sendo assim, para ser considerado um espaço moderno, inovador e profissionalmente adequado, ele precisa garantir uma boa acústica sem ruído, a partir do isolamento acústico. O conforto de sonoridade pode ser essencial para a produtividade.

Além disso, a empresa deve apostar em uma iluminação capaz de resultar em imagens de qualidade para a realização de videoconferências e até lives.

Para isso, a iluminação natural deve ser priorizada, essa é uma forma de tornar o ambiente mais agradável também. A instalação de diversos focos de luz é outro ponto essencial.

Decoração, cenário e conforto

Para além dos fatores técnicos, o espaço do home office precisa ser agradável e confortável para extrair o melhor do profissional.

O conforto térmico, por exemplo, não é só um detalhe. Além de não ser escuro, o ambiente do home office deve ser bem ventilado, ter uma temperatura adequada e não ter mofo e umidade. Afinal, esse é um espaço de trabalho, onde um profissional passa horas dentro.

Assim, a sala usada para o home office deve ser projetada de um modo que favoreça a insolação e ventilação natural no espaço. Também deve ter estrutura para instalação de ar-condicionado.

A decoração também pode estimular muito o indivíduo. Então, se o ambiente é elegante, despojado e organizado, por exemplo, a rotina pode fluir de maneira mais orgânica, do que em um espaço desorganizado e tumultuado.

O uso de estantes com muitas prateleiras e até embutida com iluminação, é um exemplo de opção decorativa para tornar o ambiente de trabalho em casa mais organizado e bonito.

Quando o espaço é pequeno, o uso de móveis multifuncionais pode ser uma excelente ferramenta decorativa para o home office, que deve impactar na procura pelo imóvel, já que assim ele evita gastos desnecessários a partir de uma opção prática e rentável.

Ou seja, aposte em mesas que são anexadas à parede, caixas organizadoras que viram cadeira, enfim são diversas as possibilidades.

Presença da natureza

Ao trabalhar em casa muitas pessoas ficam dias sem contato com o mundo externo e acabam se distanciando até da natureza.

No setor imobiliário, existem algumas tendências sustentáveis que podem evitar que esse distanciamento entre indivíduo e natureza ocorra, isso é muito importante. Mas entre propostas simples e elaboradas, o essencial é inserir o orgânico de alguma forma no ambiente do trabalho.

Vasos de planta, jardins suspensos ou até ter uma vista para uma área verde pode impactar no bem-estar durante a rotina de trabalho. Essas são algumas tendências que contribuem para a diminuição do estresse e até de problemas mais graves como ansiedade e depressão.

Gostou do conteúdo? Então, continue nos acompanhando no instagram (@tcpsistemas).

Deixe um comentário